Você já ouviu falar em Ergonomia? Sabe o que significa ou é apenas mais uma palavra técnica de um mundo que não te pertence? Pois saiba que é de fundamental importância na composição do projeto o estudo ergonômico do ambiente e dos móveis que o compõe.

A ergonomia no design de interiores é o estudo da relação entre homem e objeto, otimizando as condições desta relação em busca de segurança, conforto e qualidade de vida.

Durante a concepção do projeto é de suma importância que o profissional conheça as regras de ergonomia específicas para o móvel que está sendo criado, pois garantirá, além do apelo visual a funcionalidade do móvel.


Antigamente pouco se falava sobre ergonomia e suas aplicações nos projetos de interiores, visava-se sempre a beleza, neegligenciando a usabilidade do produto. No entanto, nos dias de hoje, não é possível realizar um projeto sem pensar na vivência do ser humano com o ambiente.

A ABNT possui normas para a fabricação dos móveis que devem ser seguidas sempre (!). Respeitar o estudo e as regras que constituem o projeto de móveis garantirá o conforto do usuário bem como a longevidade do produto. Portanto fique sempre atento ao desenvolvimento do projeto, questione o profissional sobre essas regras. Certifique-se de que as mesmas estão sendo utilizadas para garantir o melhor projeto possível para você e seu ambiente.

Se você busca um projeto de interiores que proporcione segurança, conforto e bem estar no dia-a-dia pode entrar em contato conosco via whatsapp aqui ou por aqui via e-mail!