A cozinha planejada com ilha é objeto de desejo muitas pessoas. A ilha pode ter diferentes funções e isso possibilita uma variedade imensa de criação de layouts  para sua cozinha ficar, nada menos que, DEMAIS!

Para iniciarmos esse papo sobre ilhas, vamos começar do princípio (claro né!). Ilha é aquela a qual pode-se contornar por todos os lados, ou seja, numa ilha você pode andar ao redor da bancada. Também as penínsulas que são, quase ilhas, nessas você consegue contornar 3 dos 4 lados. Essa forma de ‘ilha’ geralmente é utilizada quando queremos otimizar os espaços da cozinha.

Nas ilhas ou penínsulas podemos agregar 3 funções que são elas: ser local para cocção, local para pia ou bancada de trabalho e para lanches. 

Ao escolher a ilha como local para seu cooktop, você automaticamente terá de aderir a uma coifa para ilha, que é um item de maior valor se comparado com aquelas de parede. A opção de ilha com pia é mais indicada para pessoas que mantém a organização, pois não fica interessante uma ilha com a pia cheia de louça, não é?!

Outro ponto de extrema importância para determinar como sua ilha será utilizada são a distribuição de pontos elétricos e hidráulicos.

Então continue acompanhando esse post para entender as diversas possibilidades desse tipo de configuração de cozinha.

Cozinha com ilha simples

Cozinha com ilha simples no estilo escandinavo

A simplicidade é uma demanda recorrente e se apresenta em contraponto a vida frenética que levamos. Uma cozinha com ilha simples que agregue estilo e comodidade ao seu cotidiano pode ser uma opção excelente desde que sejam levados em consideração todos os aspectos para que essa simplicidade seja útil e não somente redução de custos.

Quando falamos em simplicidade, geralmente, nos referimos ao um estilo mais clean que atenda às suas necessidades sem excessos. 

Para isso é importante que, no levantamento de informações sobre seu projeto, sejam abordados todos os aspectos que consideram essenciais e que não poderão faltar no seu projeto. 

Para obter uma ilha simples adotar a ideia de usá-la apenas como extensão da sua área de trabalho, ou seja, sem cooktop, pia ou banquetas. Nessa opção você  teria como benefício a extensão da sua área livre de trabalho, o que facilitaria a sua vida na hora de fazer receitas.

Num exemplo prático, quando está fazendo um bolo essa bancada seria um ótimo lugar para apoiar seus ingredientes facilitando a manipulação dos mesmos. Nessa configuração é importante estudar a altura da bancada de acordo com a altura de quem irá utilizá-la para você usufrua do melhor que esse layout pode oferecer.

Aqui vemos que até quando aparentemente a ilha “não tem função” ela é útil, e agrega charme e beleza ao seu ambiente. 

Cozinha com ilha pequena

Numa cozinha pequena, ilha também é possível
Cozinha com ilha pequena

A adaptação para uma cozinha com ilha pequena é possível, desde que seja bem planejada! Sempre que falamos em ilha o principal ponto de atenção são os espaços de circulação no entorno da mesma.

O que influencia no tamanho da ilha é a função que ela terá. Um exemplo, se a ilha for utilizada para agregar 4 banquetas ela deverá ter um determinado tamanho. Mas se for utilizada apenas como área de cocção o espaço poderá ser menor. 

O primeiro passo para desenvolver uma cozinha com ilha pequena é definir como será utilizada a ilha. Definir prioridades é um diferencial e tanto quando falamos em projetos que envolvem o aproveitamento máximo de espaços menores.

A tão desejada cozinha com ilha pequena pode ser uma excelente opção, desde que sejam observados todos os critérios técnico a para que você tenha uma ilha para agregar e não para atrapalhar seu dia-a-dia na cozinha. 

Apostar no conceito aberto fazendo da ilha integrada com outro ambiente também é uma boa opção para ampliar os ambientes e aumentar a sensação de amplitude do local.

Independente a finalidade que pense para essa ilha é interessante consultar um profissional para elaborar um projeto dentro das normas de ergonomia. Isso assegura que seu espaço seja funcional além, é claro, de bonito!

Cozinha com ilha no meio (ilha central)

Cozinha planejada em estilo clássico
Cozinha com ilha central

A cozinha com ilha no meio ou central é de fato, o real conceito de ilha na cozinha. Isso porque para realmente ser uma ilha deve-se poder circundá-la. A ilha além de ser um elemento que traz um visual agradável e charmoso a sua cozinha, pode também, agregar diferentes funções.

Com a ilha no meio (central) você deve ficar atento ao espaço de circulação, pois como haverá também seus armários que estarão junto a parede. O ideal é que esse espaço seja de aproximadamente 90 centímetros, pois essa distância garantirá conforto e segurança você usar e abusar das suas habilidades culinárias.

Colocar banquetas para utilizar a ilha como área para servir lanches é uma sugestão bem interessante e uma idéia bastante disseminada na utilização de ilhas. Outra opção é mantê-la como área de cocção com extensão da sua área de bancada para facilitar o manuseio dos ingredientes. E aqui vai uma dica de ouro, se você pensa em agregar uma pia a ilha, lembre-se de que deve ser uma pessoa organizada, pois a ilha em si já chama a atenção agora imagine-a cheia de louça (lá em casa, por exemplo, essa não é uma opção rss).

Cozinha com ilha conjugada com sala de jantar

Cozinha conjugada com sala de jantar

Uma sugestão para aumentar a sensação de amplitude do seu ambiente é optar por uma cozinha com ilha conjugada com a sala de jantar. As pessoas tem gostado cada vez mais de cozinhar para os familiares e amigos, promover reuniões em casa e compartilhar este momento tão especial que é a refeição.

Utilizar a cozinha conjugada com a sala de jantar proporciona um ambiente mais intimista, mais acolhedor. Pense em você preparando aquele jantar especial enquanto vai conversando de maneira descontraída com seus convidados, sem que eles estejam isolados numa sala de jantar separada.

Esse estilo de cozinha é apropriada para pessoas que buscam maior interação com seus convidados e família e que gostam de mostrar suas habilidades culinárias.

Nesse layout as possibilidades de funcionalidades para sua ilha podem ser diversas, mas estar atento aos espaços entre a ilha e armários e mesa é um fator que merece ser analisado cuidadosamente. Pois irá garantir o conforto de todos que utilizarão esse espaço.

Materais para Ilha de Cozinha Planejada

Quando falamos em materiais para ilha de cozinha planejada  nem sempre nos damos conta de quantas possibilidades existem. O material mais utilizado para as bancadas de ilha são os granitos, que tem uma inúmeras cores para diversas faixas de investimentos.

Sim, de novo, vou falar que o material utilizado na ilha vai depender da finalidade que ela terá. Por exemplo se colocar seu cooktop na ilha, utilizar madeira na parte superior do móvel, certamente, não será uma boa escolha.

Materiais como nanoglass, composto de quartzo,concreto, porcelanato, granito, inox, vidro até revestimento cerâmico são algumas das alternativas que podem ser utilizadas na hora de revestir sua ilha. 

Esses revestimentos além da função de ‘revestir’ também tem o objetivo de agregar mais beleza e personalidade ao seu espaço. Como reúne beleza e funcionalidade você pode e deve se atentar e estudar a possibilidade de utilizar materiais que cumprem a função e não sejam os tradicionais granitos e quartzos. Uma dica é: busque o auxílio de um profissional da área de arquitetura ou design de interiores para orientá-lo corretamente, para que faça escolhas que não tragam dores de cabeça futuramente.

Agora vamos falar um sobre alguns dos revestimentos utilizados…

lha Cozinha Planejada: Granito

Cozinha no estilo contemporâneo.
Cozinha com ilha revestida em granito

Você sabe o que é um granito? 

Bem a palavra granito deriva do latim e quer dizer grão. O granito é um tipo de rocha formada pelo resfriamento e solidificação do magma ou seja é uma rocha magmática. Por ser uma rocha natural embora hajam padrões semelhantes, há variação das cores de acordo com o local e período de extração da  pedra.

O granito muito provavelmente é o material mais utilizado em bancadas de cozinha e ilhas,

pois apresenta inúmeras vantagens como facilidade de limpeza, durabilidade, baixa manutenção e valor.

Um cuidado com esse tipo de pedra é não a deixar exposta por longos períodos a líquidos  que contenham corantes fortes, pois em casos de longa exposição pode vir a manchar o granito.

lha Cozinha Planejada: compostos de quartzo

Cozinha black com ilha - due-ambientes
Exemplo de ilha com revestimento em compostos de quartzo

O quartzo é um dos materiais mais duros encontrados em nosso planeta. Mas para a aplicação em bancadas ele é utilizado um composto de quarto, vidro e outros elementos metálicos.

Essa pedra (se verdadeira) é composta de cerca de 94% de quartzo natural, somado a isso, deve-se ter uma combinação de corantes e resina de poliéster. Na cartela da Silestone há mais de 100 tons possíveis.

O composto de quartzo é uma pedra mais dura que o próprio granito! 

Devido a presença de resina em sua composição esse tipo de material não deve ser exposto a calor intenso por períodos prolongados, mas essa resistência varia de acordo com a espessura e cor escolhida. 

O Silestone é a marca mais conceituada de compostos de quartzo presentes no mercado. Por se tratar de uma pedra cuja a origem é importada seu valor não é tão competitivo quanto os tradicionais granitos. Porém esse tipo de acabamento traz mais sofisticação e permite maior personalização, devido sua cartela de cores, quando falamos em revestimentos para bancadas de ilha de cozinha.

Ilha Cozinha Planejada: Nanoglass

Foto: reprodução Pinterest – Bancada em nanoglass

O Nanoglass é um composto de resina e pó de vidro, uma de suas características importantes é a baixa porosidade de sua superfície. Isso resulta em uma pedra com baixa absorção de líquidos que consequentemente, menores chances de manchar. 

Por ser um composto industrializado também apresenta alta durabilidade, brilho intenso e acabamento cristalizado. Outra característica desse tipo de revestimento, que também é utilizado como piso, é sua alta resistência à riscos e sua excelente resistência a impactos.

Também podemos apresentar como vantagens desse tipo de revestimento a alta durabilidade, facilidade de limpeza, é resistente a ácidos e abrasivos e sua alta resistência a manchas e encardimentos

Mas como nem só de coisas boas é a vida no Brasil só encontramos esse material na cor branca e sua resistência ao calor é limitada por isso deve-se evitar panelas muito quentes diretamente sobre o material. Isso pode resultar em rachaduras.

Esse tipo de pedra possui um valor mais elevado por m2 se comparado ao, tradiconal granito, podendo variar entre R$1000 a R$1500 o m2 de acordo com a região em que você se encontra. 

Mas se você deseja uma pedra branca, uniforme e que apresenta alta resistência, o nanoglass certamente será sua escolha!

Ilha Cozinha Planejada: Inox

Foto: reprodução Pinterest – bancada inox

Os revestimentos em Aço Inox são muito utilizados por serem muito resistentes e fáceis de limpar, essas vantagens garantem ao revestimento em Aço Inox maior durabilidade e usabilidade por longos anos. Também por ser material de baixa porosidade o inox é indicado para bancadas de cozinha pois é altamente resistente a manchas.

Esse tipo de acabamento garante uma excelente estética ao ambiente desde que seja aplicado em um ambiente com estilo industrial ou moderno.
Há diversas empresas que trabalham com a fabricação sob medida desse estilo de bancada, com diversas espessuras entre as mais utilizadas citamos a de 1,00mm e 1,5mm, com acabamentos em aço escovado.

Excelente durabilidade e alta resistência a manchas fazem dessa uma ótima alternativa de revestimento para sua ilha se estiver pensando em algo que traga modernidade ao seu ambiente.

Conclusão

Ter uma cozinha com ilha planejada é um desejo de muitos, consegue-se ter ilhas em espaços menores e com uma boa disposição. Mas há pontos que devem ser levados em consideração e aqui vão esses pontos de maneira resumida:

  • Área de circulação: a área de circulação é o que garantirá seu conforto na hora de transitar dentro da sua cozinha, sem ficar esbarrando nos móveis. O espaço mínimo recomendado é uma distância de 90cm livres no entorno da sua ilha.
  • Pontos hidráulicos e elétricos: para dar uma função a sua ilha é preciso saber se há a possibilidade de acordo com os pontos elétricos de água, luz e esgoto existentes. Ou se há interesse em modificá-los através de uma reforma.
  • Material da bancada da ilha: a opção por um ou outro tipo de material para revestir sua ilha dependerá da função que dará à ela. Então se colocar a pia na ilha opte por materiais menos porosos para evitar o aparecimento de manchas.

E aí já descobriu qual o estilo de ilha que mais se encaixa com você?

Vimos até aqui que montar uma cozinha que se comunique com seu estilo e personalidade e também possa preencher aquele “papel em branco entre quatro paredes” é uma tarefa que merece bastante dedicação e atenção aos detalhes.

Mesmo depois de tanta dica que te demos por aqui, nós sabemos que pra você visualizar este espaço e deixá-lo à medida dos seus sonhos. Nossa equipe pode te ajudar com mais dicas, ideias e conseguindo colocá-las todo em um projeto que você possa chamar de seu. Papel, caneta e trena na mão que o projeto vai começar!
Se ainda tem alguma dúvida a respeito desse assunto pode deixar seu comentário abaixo que responderemos o mais rápido possível.
Clique aqui para falar conversar com nossa equipe de designers.