Atualmente tudo é prático e funcional, inclusive os novos empreendimentos imobiliários. Com isso os cômodos diminuíram e se tornou fundamental otimizar os espaços. Acompanhe esse post e descubra tudo para uma cozinha planejada pequena maravilhosa!

Cozinha linear, cozinha com bancada, cozinha americana e até com ilha! Esses são alguns dos layouts possíveis e que trarão ainda mais funcionalidade e beleza a sua cozinha pequena. 

Planejar é a chave para termos um ambiente ergonômico e confortável independentemente do espaço que você possui. Mas para te auxiliar tanto na decisão de layout quanto em dicas de como elaborar da melhor maneira esse planejamento, siga comigo nesse post.

Cozinha planejada pequena de canto com janela

Cozinha pequena de canto com janela
Cozinha planejada pequena de canto e janela

Quando falamos em uma cozinha planejada de canto com janela devemos estar atentos a dois pontos: a janela e o canto. Sei que parece redundante mas, já vou explicar o porquê de enfatizar esses pontos.

Sobre a janela você deve observar se há a possibilidade de adicionar armários superiores ou não, isso implicará em mais ou menos espaço para guardar seus utensílios domésticos. 

Um ponto super positivo de possuir uma janela na cozinha é a luminosidade e a ventilação que trará ao seu ambiente.  

Existem 3 tipos de canto o Canto L, canto reto e o canto oblíquo.  Resumidamente é assim o canto L é aquele em que as duas portas se abrem e para que você tenha acesso a todo a extensão do armário. Já o canto reto é um pouco menos prático pois como só tem uma porta dificulta o acesso a interior do armário. O canto oblíquo é o menos indicado para cozinhas pequenas, porque devido a seu formato ocupa um espaço maior.

Se aproveitar do aproveitamento de espaço que o canto proporciona e ter a claridade e ventilação para seu ambiente são pontos positivos e complementares para fazer da sua cozinha planejada pequena de canto e com janela a melhor cozinha do seu mundo!

Cozinha planejada pequena com ilha

Numa cozinha pequena, ilha também é possível
Cozinha com ilha

Sim é possível ter uma cozinha planejada pequena com ilha! Acostumamos a ver aquelas ilhas em cozinhas gigantescas, mas adaptar a ambientes menores é possível, mas você deve ficar atento aos há alguns pontos para obter o máximo desse layout.

Na ilha podemos agregar o cooktop/ fogão ou a pia, isso será determinado pelas disposição dos pontos elétricos e hidráulicos ou de sua disponibilidade para fazer reforma podemos também utilizar a ilha apenas como bancada. 

O principal aspecto a nos atentarmos é em relação a área de circulação em torno da ilha. Afinal não adianta você ter uma ilha se causará transtorno na hora de utilizá-la. Esse espaço de circulação é o que garantirá que você se movimente no ambiente sem ficar tropeçando nos elementos que o compõe. 

Esse espaço deve ser de no mínimo 80cm. Isso garantirá o seu conforto e segurança. 

Outra coisa que faz toda a diferença é a escolha dos eletrodomésticos. Escolher eletros que sejam proporcionais ao espaço que você dispõe ajudará para conseguir um bom resultado em sua cozinha planejada pequena com ilha.

Então fique atento ao espaço de circulação no entorno da ilha…

Cozinha planejada pequena em L

Cozinha em L pequena

Desenvolver uma cozinha pequena em L devemos, de imediato, entendemos que você tem a necessidade de um maior número de armários e precisa otimizar a utilização dos cantos.  Para você entender os pontos que são importantes nesse layout de cozinha nos acompanhe neste post.

Para fazer o ‘L’ precisaremos optar por uma das opções de canto. A que trará maior facilidade para acesso ao interior do armário é o Canto L, pois nele há duas portas, que permite a visualização total e acesso sem problemas. 

Outras opções de canto são o canto reto e oblíquo. Nos cantos  utiliza-se também dobradiças com ângulo de abertura maior, para facilitar a utilização do móvel. 

Na hora de escolher os eletrodomésticos você deve ficar ao fato de que há especificações técnicas a serem seguidas. Por exemplo, se escolher um forno também há o espaço de circulação de ar na parte interna do móvel que precisa ser considerado, evitando super aquecimento. Então lembre-se, as especificações técnicas dos eletros também influenciarão na quantidade de armários que terá a sua disposição.

Uma cozinha planejada pequena em L é uma excelente opção para a otimização dos espaços, desde que seja, de fato, bem planejada. Estar atento a usabilidade dos cantos será primordial nesse modelo.

Cozinha Planejada Pequena Americana

Com os espaços cada vez menores aquele desejo por ilha na cozinha vai ficando mais e mais distante, no entanto, para esse sonho não se perder no espaço de uma cozinha pequena, adaptamos o modelo norte americano de cozinha com ilha para a maravilhosa cozinha americana brasileira, com uma integração inteligente dos espaços da cozinha, sala de estar e jantar, dando amplitude e aconchego.

Para aproveitar bem o espaço colocar a pia de forma que a pessoa fique virada para a sala é uma das disposições possíveis para esse modelo de cozinha e é a forma mais utilizada atualmente.

Outra disposição interessante é o fogão nesse espaço de divisão de ambientes, integrando a área de trabalho e aumentando a interação social. Este é o modelo preferido para quem ama cozinhar, pois traz ainda mais a proximidade com as pessoas, tendo em vista que os amantes da cozinha sempre gostam de cozinhar para outros.

Independe se terá o fogão, pia ou apenas a bancada livre, para quem ama a integração dos ambientes a cozinha americana é uma opção incrível. Vale ressaltar que a combinação da cozinha americana com a sala de jantar possui diferentes formatos que podem ser explorados. Os mais utilizado são a mesa de jantar perpendicular a mureta que divide os ambientes ou uma bancada para banquetas altas. 

Cozinha Planejada Pequena Preta

Cozinha planejada pequena preta
Cozinha pequena preta com iluminação pontual

Cozinha planejada pequena preta é o desejo de muita gente, personalidade é a palavra que resume dessa cozinha. Para entender como essa combinação de cores escuras pode funcionar em um ambiente pequeno acompanhe as dicas abaixo.

Ao optar por cores mais escuras a sensação de amplitude do local é reduzida, por isso, você deve caprichar na iluminação seja natural ou artificial. Isso será a chave do sucesso para sua cozinha preta.

Uma dica é utilizar trilhos de spots, pois permitem o direcionamento da luz para onde mais é necessário e combinam perfeitamente com esse estilo.

Cores mais escuras como preto e cinzas são muito utilizadas no estilo industrial e entender um pouco sobre esse estilo será de grande valia para decorar seu ambiente. 

Quanto aos eletrodomésticos, os de aço escovado são os que fazem maior sucesso nesse estilo, destacando-se no ambiente e tendo duplo papel, sendo elementos úteis e decorativo, simultaneamente.  Em relação aos puxadores, os que mais fazem a cabeça são os metalizados, pretos ou aqueles que são esculpidos no próprio móvel. Mas se, você quer uma cozinha mais moderna já pensou em abertura com toque?

Então para elaborar uma cozinha planejada pequena destacando a cor preta, o ponto mais importante será a iluminação, pois ela dará equilíbrio e trará o requinte que sua cozinha merece.

Cozinha Planejada Pequena Apartamento


Cozinha planejada pequena de apartamento

Atualmente os empreendimentos imobiliários foram otimizados para trazerem mais conforto e praticidade, utilizando menores espaços. Com isso a procura por cozinha planejada pequena para apartamento tem crescido e a busca soluções criativas para esses espaços também.

Ao realizar o planejamento da sua cozinha o seu(sua) Designer de Interiores ou Arquiteto(a) tem que entender bem as suas necessidades sejam elas práticas ou estéticas. 

Aqui já começamos com uma dica de ouro: ter um profissional qualificado te auxiliando fará toda a diferença!

Nesses modelos de cozinha é comum que a lavanderia seja integrada com a cozinha, uma dica é utilizar tanque embutido na pedra de granito, o que proporciona maior área de bancada tanto para a cozinha quanto para lavanderia. 

O estudo detalhado do espaço disponível e das suas necessidades proporcionará um ambiente confortável e prático de usar no seu dia-a-dia. Afinal, não adianta ser bonito e não ser funcional.

Outro truque para cozinhas planejadas pequenas em apartamentos é a iluminação que trará mais amplitude ao ambiente, se bem estruturada.

Então o sucesso desse modelo de cozinha é o levantamento das suas necessidades, pois com isso, você saberá o que é essencial para o seu projeto e quais elementos pode abrir mão.

Cozinha Planejada Pequena Preço

Ter uma cozinha planejada é o sonho de muita gente, mas também há muita dúvida em relação aos valores. Você sabe qual o preço de uma cozinha planejada pequena?

Em relação a preço, no mundo dos móveis planejados, existe uma variação grande de preços. Mas você deve levar em consideração a qualidade dos serviços prestados, pois um móvel bom sem o serviço qualificado torna-se uma dor de cabeça ou vice e versa.

Então confiando na sua decisão de não considerar somente preço, vou te dar uma idéia de como um projeto pode variar de valor apenas com a troca de materiais. Importante salientar que nessa simulação todos os materiais utilizados têm a mesma qualidade, garantida pelo fabricante, o que muda é o tipo de acabamento.

Nesse modelo de cozinha com lavanderia integrada a utilização de revestimentos mais comuns faz com que o valor dessa cozinha seja de aproximadamente 9.000 reais.

Nessa simulação também fica claro a importância da definição de um orçamento inicial para que isso norteie o desenvolvimento do seu projeto, para que, além de lindo e funcional esteja de acordo com sua estimativa de investimento.

A seguir apresentamos uma cozinha com a mesma planta só que com acabamentos distintos o que fez o valor sofrer variação.

Aqui utilizamos espelho, revestimento em pintura (Lacca) e o baixo relevo nas portas da cozinha. Com a alteração desse material o valor aproximado foi para 16.000 reais

Então espero que essa simulação que fizemos de um mesmo projeto com variação de acabamentos te ajude a atender o quanto isso impacta no valor do projeto.

E agora que já entende um pouco mais sobre a precificação dos móveis, você deve ter percebido quanto o investimento pode variar. Então ter uma estimativa de investimento vai poupar que você perca tempo vendo projetos incompatíveis com a sua realidade.

Conclusão 

Agora que você já entendeu mais sobre esses diferentes modelos de disposição dos móveis em uma cozinha planejada pequena, decidir o que é melhor pra ficou mais fácil, não é?

Então mesmo em cozinhas pequenas é possível desenvolver diferentes layouts. A otimização dos espaços vai variar e acordo com suas necessidades e optar por um ou outro layout estará sempre vinculado as possibilidades que o ambiente oferece como pontos elétricos e hidraúlicos disponíveis.

Também vimos que o valor do seu projeto pode variar de acordo com os acabamentos que você escolhe, portanto, definir uma faixa de investimento te auxiliará na procura por fornecedores e norteará a criação do projeto. Isso para que ele seja, de fato, a realização do seu sonho.

Mesmo depois de tanta dica que te demos até aqui, nós sabemos que toda ajuda é bem vinda. Por isso nossa equipe preparou um material pra te ajudar com ainda mais dicas, ideias para colocá-las em um projeto para você chamar de seu.