Tamponamento, você sabe o que é?

Decidiu que quer fazer um móvel sob medida para a sua casa? Ótimo, pois este conteúdo é um complemento do primeiro texto: Modulado, Planejado e sob medida é tudo uma coisa só?.

Existem muitos detalhes que diferenciam um tipo de trabalho para o outro, assunto sobre o qual nós sempre, que podemos, abordamos aqui e também pelo nosso conteúdo das mídias sociais. 

Então vamos te auxiliar a entender melhor alguns termos utilizados pelos profissionais da área de móveis planejados ou sob medida, começando pelo: Tamponamento.

Tamponamento (o que é, e como ele pode comprometer o resultado final em seu móvel)

Você mal entrou na jornada de compra do seu móvel planejado, e logo começam alguns termos desconhecidos, pra piorar o sentimento de “peixe fora d’água”, alguém menciona sobre Tamponamento (oi? Tampo o quê?).

Sem saber o que é isso, alguém ainda ouse perguntar “Móvel com ou sem tamponamento?” Mas o que é tamponamento afinal? Que “tampa” é essa que essa pessoa tá me perguntando?!

Tamponamento ou envoltório é aquele “tampo” que vai ao redor do seu móvel. Seu objetivo é conferir acabamento e o deixar  o móvel sem parafusos aparentes e caixas à mostra. 

Algumas empresas o defendem como um acabamento estrutural, por conferir maior segurança ao móvel, mas sua função é essencialmente estética.

O Tamponamento reflete também na quantidade de material  utilizado na produção do móvel e consequentemente no preço de investimento.

Sempre procure saber se o profissional que está te atendendo entende do realmente do assunto e se possui formação adequada para projetar um móvel.

No momento da apresentação do projeto, é imprescindível informar sobre o tamponamento e certificar de que o cliente compreendeu bem o seu papel e função no móvel. Principalmente por ser um item que impacta no orçamento do projeto.

Espessura dos tamponamentos

Agora que entendemos o que é tamponamento, partimos para a espessura. Isso porque existe uma variação de espessuras.

A espessura dos tamponamentos mais comum são de 15, 18, 25, 48mm. Mas você pode estar se perguntando, o que significam essas espessuras? O tamponamento de espessura 15mm representaria a medida de 1,5 cm, respectivamente 1,8 cm, 2,5 cm e 4,8 cm. 

O tamponamento envolve a caixaria do móvel para que as junções não fiquem aparentes. Essas caixas internas podem ser feitas tanto com mdp como com mdf. Costumamos recomendar o MDP de 15mm. Você pode conferir o porquê clicando aqui nossa matéria que fala sobre MDP X MDF.

Voltando então para a espessura do tamponamento, nossa indicação é analisar o tipo de ambiente e aí sim fazer a escolha mais adequada de espessura para o acabamento. 

Podemos, por exemplo utilizar 15mm de acabamento em todos os móveis, ou prioriza-los em locais menores como banheiros.

Agora que te explicamos mais sobre esse assunto e você está mais por dentro do que observar durante sua apresentação, clique aqui e solicite um orçamento do seu projeto com a equipe de designers da DUE.

Redação: Felipe Teixeira Edição: Lady Layne Cruz